A Coopjovem

Sociedade Cooperativa de Trabalho de Assistentes ao Jovem

Missão

Desenvolver ações sócios assistenciais com objetivo de reunir Entidades Sociais do Município da Estância Turística de Embu das Artes, cujo interesse comum seja desenvolver atividades na preparação para o mundo do trabalho e aprendizagem voltada para os módulos básico e prático com adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, matriculados na rede de ensino publico, na faixa etária de 15 anos a 17 anos.

Visão

No período em que o adolescente estiver inscrito no projeto que vai de um a dois anos a Coopjovem irá trabalhar para a redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social, redução da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência, prevenção e erradicação ao abandono e defasagem escolar, o aumento de adolescentes e jovens inseridos no mercado de trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes e suas famílias.

Valores

Ética; inovação, gratuidade de atendimento, competência profissional, eliminação de preconceitos, qualidade da Assistência Social, valorização do profissional e do adolescente, preparação para o exercício da cidadania, articulação ensino, pesquisa, extensão e assistência, democratização dos serviços prestados aos adolescentes; compromisso social, institucional e assistencial e compromisso com o adolescente a preparação para o mundo de trabalho.

Quem somos

A Coopjovem é um Projeto que a 33 anos vem desenvolvendo um trabalho socioeducativo com adolescentes de Embu das Artes. Desde 1989 mais de 1970 adolescentes passaram pela Organização, tendo sua grande maioria conquistado seu lugar no mercado de trabalho e desenvolvendo suas capacidades adquiridas através das capacitações.

O projeto

O Projeto funciona de segunda-feira a sexta-feira, período manhã a partir das 8h00 às 12h00 e período da tarde a partir das 13h00 às 17h00, com a participação de 30 adolescentes em cada período. Todos os dias são oferecidos diferentes atividades presenciais e on-line tais como as oficinas de: Panificação, Música, Artesanato, Design Gráfico, Artes, Esporte, Teatro, Vivência nas Áreas, Introdução a Informática, Competências Essenciais para o Trabalho, Conduta e Ética, Palestra Segurança do Trabalho, Palestra Técnicas Administrativas e Dicas para o 1º Emprego, Gravidez na Adolescência, DST, Valorização a Vida – Combate as Drogas, Grupo de Estudos, Montar 1º Currículo e Rodas de Conversas. O adolescente matriculado no Projeto participa todos os dias das atividades oferecidas no seu contra turno escolar bem como das palestras e temas diversificados correspondentes a essa faixa etária. Além do adolescente participar de todas as atividades, a Coopjovem também disponibiliza recursos para o mesmo acessar a internet e realizar suas atividades escolares e do Projeto. 

 

O adolescente é avaliado por sua assiduidade, pontualidade, responsabilidade, relacionamento com o grupo e funcionários, participação, desempenho, aprendizado e comportamento geral. Ao final de sua participação o adolescente recebe seu certificado, constando todas as oficinas e palestras que participou. 

 

Através do trabalho técnico da área de assistência social juntamente com os orientadores sociais do Projeto, nosso atendimento é totalmente GRATUITO e voltado para o Serviço de Fortalecimento de Vínculo – Proteção Básica – Preparação para o Mundo do Trabalho – onde o processo é totalmente voltado para esse fortalecimento entre o Projeto e as famílias atendidas bem como das próprias famílias com elas mesmas. 

 

Os adolescentes interessados deverão dirigir-se ao CRAS de referência ou entrar em contato com a Coopjovem através do número (11) 9-7114-1241. Projeto totalmente gratuito. O adolescente matriculado participa todos os dias das atividades.

O IMPACTO QUE CAUSAMOS

0

JOVENS ATENDIDOS

por ano

0 +

JOVENS ATENDIDOS

desde 1989

0 +

JOVENS

inseridos no mercado de trabalho

0 +

JOVENS

empreendendo

O que fazemos

• Projeto totalmente gratuito;
• Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Preparação ao Mundo do Trabalho;
• Oficinas para adolescentes de 15 aos 17 anos moradores de Embu das Artes/SP;
• Atividades realizadas contra turno escolar;
• O Projeto funciona de segunda-feira a sexta-feira, período manhã a partir das 8h00 às 12h00 e período da tarde a partir das 13h00 às 17h00;
• Acompanhamento Assistente Social/Orientador Social;
• Acolhimento/Atendimento/Encaminhamento/Busca Ativa
• Palestras Temáticas – Assuntos relacionados a faixa etária atendida;
• Transporte para adolescentes que moram mais distantes; (liberação sob análise)
• Todos os dias são oferecidos diferentes atividades presenciais e on-line;
• Disponibilização recursos para acessar a internet e realizar suas atividades escolares e do Projeto;
• Ao final de sua participação o adolescente recebe seu certificado, constando todas as oficinas e palestras que participou.

Atividades oferecidas